A melhor forma de saber como se preparar para um concurso é analisar o histórico de provas e entender a frequência com a qual cada conteúdo é cobrado nas questões. Neste estudo, fizemos a análise dos anos de 2014 à 2019 das provas de Matemática do Colégio Militar de Fortaleza (Exército) e apresentamos alguns resultados que poderão ajudar no planejamento da melhor estratégia.

Este trabalho está sendo feito em diversos anos e diversos estados para alimentar o algoritmo do App do Profia que será lançado em breve. O resultado desta análise para o CMF (Colégio Militar de Fortaleza) é apresentado a seguir. Os números indicam a frequência de cada item ao longo dos anos.

Resolver problemas que envolvam adição, subtração, multiplicação e divisão com números racionais

53

Relacionar as representações fracionária e decimal de um mesmo número racional em situações-problema

29

Identificar diferentes representações de um mesmo número racional

24

Resolver problemas significativos utilizando unidades de medida padronizadas como km /m / cm / mm, km² / m² / cm² / mm², kg / g / mg, l / ml

18

Resolver problemas que envolvam o cálculo de perímetro e de áreas de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas

12

Resolver problemas que envolvam noções de porcentagem (25%, 50% e 100%)

10

Ler e/ou interpretar informações e dados apresentados em tabelas

10

Identificar as classes e as ordens de um número natural

7

Determinar o perímetro e as áreas dos polígonos

7

Ler e/ou interpretar informações e dados apresentados em gráfico

7

Determinar o perímetro e a área de figuras planas em malha quadriculada

5

Identificar os sólidos geométricos

3

Resolver problemas que envolvam o cálculo de volume de um paralelepípedo

2

Identificar as principais figuras geométricas e seus elementos

1

Identificar horas e minutos, por meio da leitura de relógios e ponteiros

1

O gráfico apresentado a seguir ajuda a entender melhor a diferença entre as frequências de cada item:

Tendências de conteúdo: análise dos triênios

A próxima análise nos ajuda a compreender a mudança do perfil das provas quando comparamos os últimos 3 anos (2016 à 2019) com o triênio anterior (2014 à 2016). Observamos que houve realmente uma mudança significativa da frequência de alguns temas.

Tendências de conteúdo: análise dos biênios

Nesta análise, vamos comparar os últimos 3 biênios para entender melhor alguma tendência de mudança.

Conclusão

Dos cenários analisados, observamos que nos últimos 2 anos, os 5 itens mais cobrados nas provas do CMF são:

  1. Resolver problemas que envolvam adição, subtração, multiplicação e divisão com números racionais.
  2. Identificar diferentes representações de um mesmo número racional.
  3. Resolver problemas significativos utilizando unidades de medida padronizadas como km /m / cm / mm, km² / m² / cm² / mm², kg / g / mg, l / ml.
  4. Relacionar as representações fracionária e decimal de um mesmo número racional em situações-problema.
  5. Resolver problemas que envolvam o cálculo de perímetro e de áreas de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.

Na série histórica de 6 anos, observamos que estes 5 temas também estão nas primeiras posições. Existem várias informações “escondidas” nos dados históricos das provas que muitas vezes uma análise inicial não consegue identificar. Exatamente por este motivo é que trabalhamos na criação de algoritmos que conseguem analisar os dados de forma mais aprofundada e, com isso, é possível definir estratégias de ensinos mais eficientes. Estes recursos irão integrar o App da Startup Profia (plataforma que utiliza as mais recentes inovações tecnológicas para tornar o ensino mais eficiente).

Estamos no século no qual a Inteligência Artificial ajudará a humanidade a dar um grande salto em inúmeros setores e a área de educação mudará radicalmente.